Ideias para organizar os livros

Oi meus amados leitores, hoje resolvi fazer esse post falando sobre reciclagem. Sei que tem muita gente que adora livros mas que ainda não tem um lugarzinho bem legal para guarda-los ou simplesmente como gosta de inovar e inventar umas modas de vez em quando. :P

Eu sou louca para fazer um cantinho só meu, onde queria colocar meus livros e um local bem confortável para lê-los. Tenho namorado aqueles móveis de palet, achei umas ideias bem legais. Depois mostro para vocês! Mas procurando essas ideias diferentes, achei estantes feitas de caixote de feira! Isso mesmo caixote de feira!! Não tinha nem imaginado quanta coisa legal da pra fazer!! Deem uma olhadinha nessas ideias e depois me digam o que acharam!

                                                         caixote lixados e pintados

Primeiramente você tem que conseguir os seus caixotes (do mesmo modelo e tamanho). Mas antes de começar a montar alguma ideia você terá que lixar e pintar, caso não queira colorido você poderá envernizar (Lojas de tintas tem verniz a base de água, são mais fáceis de lidar e o cheiro é mais fraco), ah e nas lojas de artesanato também tem, mas em pequena quantidade o que vai depender do que você vai querer montar. Vamos lá então:
                                                               Estante Grande
O primeiro modelo que separei foi essa estante grande, para vocês que tem bastante livros e enfeites. Nesse modelo foi usado ao verniz na cor mogno. A partir dessa ideia pode-se criar uma grande variação, tanto na altura quanto na largura, isso vai depender do espaço que a pessoa tem disponível.

                                       Estante suspensa
Esse é um modelo bem legal para quem não tem muito espaço, Essa cor clara deu um toque bem clean. O legal é que você poderão abusar na cores na decoração! Ah gente, tem que se certificar de estar bem presa na parede para aguentar o peso dos livros! Além do que, nada melhor que um espaço clean para ler um livro! ;0)

                                      E por falar em espaço...
                         Olhem que delícia de cantinhos para leitura! Essas são só alguma ideias:

                                                       Já até me imaginei nesse puff! :P



Eu estou sonhando em ter um cantinho para arrumar meus livros, estou em período de mudança e meus livros ainda estão todos em caixas! :(  

Para um leitor, qualquer lugar e qualquer tempinho é hora de aproveitar para ler! Não é mesmo? Gente, o que não falta são ideias para você organizar seus livros. E Por falar em mais ideias, olhem mais essas duas dicas:

Esse criado mudo ficou fofo demais! Esse é para quem gosta de ler também antes de dormir!

Olha gente, esse não ficou demais!!

Vocês viram que ideias bem facéis e criativas da para fazer com essa reciclagem de caixotes de feira. Não só poderão ser usados para organizar seus livros, mas várias outras coisas (artesanato, costura, material escolar, etc...)

                                        Olha essa dica:

Essa mesa de centro com compartimentos, poderá ser uma forma bem legal de manter a mão a leitura do momento. Essa foi deixada em tons de madeira mesmo, eu gosto muito desse ar rustico! Ah... eu deixaria um espaço desse vazio, pois com certeza minhas gatas iam amar!rsrsrsrs Pensei também que ficaria legal colocar um vidro por cima, ia dar um a acabamento em legal. O que vocês acham de fazer uma?

                         Como fazer a mesa de centro de caixote

Você vai precisar de:

4 caixotes de feira;
1 pedaço de compensado (você encontra em lojas de madeira ou em loja de material de construção)
4 rodízios
cola extra forte para madeira
verniz
lixas de madeira

1- Você terá que lixar os caixotes, para tirar as asperezas e farpas dele. Passando bem nas quinas pra ficar um bonito acabamento;

2- O próximo passo será colocar as rodinhas no compensado. Uma dica é colar antes de parafusar, vai te dar mais firmeza;

3- Arrume os caixotes deixando um buraco no meio, assim como na foto. Depois que tiver visto como vai ficar, cole-os um a um. Depois é só colar no compensado, eu indicaria também parafusar para ficar mais firme.

4- Agora vamos começar a envernizar (ou pintar se desejar fazer colorido). Dê preferencia ao rolinho, para não ficar marcas do pincel. Não esqueça de fazer isso num local aberto ou bem arejado, por causa do cheiro do verniz. Agora é só deixar secar. Se você achar legal a dica do vidro, é só tirar a medida e ir numa vidraçaria.


Espero que vocês tenham gostado da dica. Hoje vivemos em um tempo onde a moda é reciclar! De várias maneiras podemos usar nossa criatividade e reciclar, customizar e reformar. Você pode customizar, dando aquele toque especial até na estante que você já tem! 
Gostou da idéia? Você arriscaria fazer? Ou se você já fez, nos conte sua experiência!

                                                                          Bjussss....

12 comentários

  1. Adorei as dicas, já uso caixotes como estante,mas queria usos novos para os que acabaram ficando vazios depois da compra de estantes maiores.

    Você me deu algumas ótimas ideias.


    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você já faz uso dos caixotes!! Tõ doida para fazer a minha!!

      Excluir
  2. Caixotes de feira são vida menina! A gente pode mobiliar uma casa só com eles. Adorei

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Adorei todas as dicas, eu já tenho dois nichos grandes na parede, mas em breve não serão suficientes, logo irei usar alguns caixotes de feira, acho que ficam lindos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito da ideis Ana, vc pode personalizar ele até com temas de livros ou outros, usando as tecnicas de decoupagem ou pintura!!

      Excluir
  4. Olá... achei as ideias bem bacanas, mas sou daquelas que não tenho a menor paciência para fazer esse tipo de arte... achei tudo muito lindo, principalmente a estante suspensa... fiquei completamente apaixonada... mas esse trabalho não é para mim... xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, realmente esse tipo de trabalho requer muita paciência!! Nesses casos é melhor pagar pelo serviço ou comprar uma pronta,né?! :)
      Bjus, obrigada pelo comentário

      Excluir
  5. Cassia menina já conhecia esse trabalho e acho espetacular. Das sugestões dadas por você amei a estante grande e o criado mudo (com certeza quero um para mim). Perto da minha casa tem um local onde eles trabalham com esse material e pretendo no segundo semestre ir lá fazer o orçamento para algumas peças, como não levo jeito para fazer sozinha prefiro pagar e eles fazem.
    Enfim ótimas dicas e estarei torcendo para que você consiga montar um cantinho bem especial em sua casa para seus livros e para leitura. Com planejamento e organização conseguimos concretizar nossos sonhos, ok!!???

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, eu vi na internet até um site que vende palet novos o que facilita muito o trabalho. Que legal que tem um local perto de você que oferece esse serviço. Nunca vi por aqui onde moro. :(
      Obrigada pelo comentário
      bjus

      Excluir
  6. Miga adorei as dicas, eu queria fazer umas estantes suspensas e colocar os livros mais bonitos e com enfeites, acho que da um charme especial para o ambiente. Mas antes de tudo preciso de espaço. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, espaço é um grande vilão! Por outro lado organização é tudo, né amiga!! Bjus

      Excluir