Resenha: "Silo" - Hugh Howey



                                                                     Autor: Hugh Howey
                                                                     Editora: Intrínseca
                                                                     Ano: 2014
                                                                     Numero de páginas: 512
                                                                     Gênero: Distopia, apocalíptico


    " ... ele se sentou para observar o mundo morto que os povos antigos tinham deixado pra trás. Não era a melhor vista do bunker...  A distância, colinas baixas e suaves adquiriam um belo tom de marrom, como café misturado com leite de porca. O céu a cima das colinas era do mesmo cinza de sua infância...elas pairavam, cheias e escuras, acima das colinas. A vista do mundo morto ocupava a parede de sua cela... cada uma exibindo um pedaço diferente da terra arrasada e cada vez mais embaçada lá fora!"
   
   Silo conta a história de uma população humana que vive confinada em um grade silo, como os de armazenagem de grãos. Tudo ocorre num futuro em que a superfície terrestre fica inabitável. Gases tóxicos e corrosivos tomaram conta da superfície.. Sensores nos telhados, exibem uma constante lembrança do passado.

   De tempos em tempos, uma pessoa que tenha infringido as leis é escolhida para limpar os vidros por fora, mas essa é uma viajem só de ida. ( Qualquer duvida, descoberta, desejo de sair ou qualquer coisa do gênero constitui um crime em Silo). Alguns poucos se oferecem voluntariamente, como o Xerife Holston. Ele sabia que sua esposa Allison havia descoberto algo perigoso sobre silo e não conseguiu impedir que sua esposa fizesse a maior de todas as transgressões: "gritar que queria sair de Silo"! Existe um grand mistério por trás do sistema de limpeza já que todos que eram mandados para fora, nunca deixava de cumprir sua tarefa; isso Holston não conseguia entender... ainda! Mas mesmo assim, ele vestiu a roupa especial que era usada para saírem para fazer a limpeza e de uma forma desesperada ela saiu e acaba morrendo! O que será que ele viu do lado de fora!! ( A citação acima mencionada é um trecho da vista de Holston da cela, aonde aguardava a hora de fazer a limpeza)

    A partir daí a prefeita precisará de um novo xerife então por indicação ela vai procurar por Juliette, uma jovem mulher de uns trinta e poucos anos, determinada solitária e inteligente e uma profissional experiente que vive em um dos últimos andares de Silo na mecânica. E ao que parece o pessoal da TI não gostou muito que ela foi indicada ao cargo, pois eles já tinham uma pessoa  para indicar, mas a prefeita os ignorou.
   
   Quando tudo parece que vai voltar a rotina normal de sempre a prefeita é envenenada e morre. Juliette então, acaba assumindo o lugar da prefeita e de brinde já tem uma morte para investigar. depois acaba ocorrendo mais duas mortes, supostos suicídios, ela é retirada do cargo e indicada para uma limpeza. 
   
   Ela agora se vê confrontada em meio a uma guerra de poderes e se questiona se as regras e histórias contada em Silo são verdadeiras e devem mesmo ser cumpridas.

   Logo no inicio do livro nós somos surpreendidos a trama criada pelo escritor, de cara já ficamos presos na leitura. Comecei a ler e de repente me peguei lendo freneticamente envolvida pela história! Os personagens criados por Hugh são cativantes, narrados de uma forma que nos apegamos rapidamente a eles.É um daquele livros que ao terminar um capítulo você se diz: "só mais um..." e assim vai!

   Um livro genial e surpreendente, não é a toa que o autor levou três anos para escrever,pois ele escreveu de um modo criativo, minucioso e bem detalhado que a reação do leitor não poderia ser diferente. As vezes ficamos sem entender algumas situações mais o autor vai conduzindo a trama de forma perfeita, nos esclarecendo o ocorrido.
   
   Eu adorei "Silo", pois é um livro original e nos deixa de queixo caído! Espero que gostem e também leiam, distopias apocalípticas sempre me interessam, ainda mais com tramas e segredos a serem revelados!

  Ah genteee... lógico que eu não poderia deixar de mencionar que na Bienal de 2014 em São Paulo eu conheci o autor. Ele é muito fofo, simpático e achei ele muito humilde também! A simplicidade da pessoa é cativante! Ele foi muito atencioso com os fãs dele! Tirei muitas fotos e ele estava com uma tradutora que o auxiliava a falar com agente, nossa sem comentários... só quem estava lá sabe do que eu estou falando! E mais uma vez quero deixar o agradecimento as editoras que proporcionam esse momento aos leitores ( nesse caso a Intrínseca ) de conhecer os autores que amamos! Obrigada, sem vocês esse dia maravilhoso não poderia ter sido possível!! <3

  Deem uma olhadinha nas fotos:
  




                          Só uma agarradinhaaa...!!! :P





Já está na livraria: "Ordem", que conta como tudo começou. Breve posto resenha.


Espero que tenham gostado da resenha e se tiverem a oportunidade, não deixem de conhecer o autor!


                                  Bjusss millllll...... 


Nenhum comentário

Postar um comentário