Resenha Os 13 Porquês - Jay Asher

                                                                    Autor: Jay Asher
                                                                    Ano: 2009
                                                                    Páginas: 256
                                                                    Editora: Ática


"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Na fita, ela explica que 13 motivos a levaram a decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."- skoob
Oi gente "Os 13 porquês" para mim foi um livro difícil de resenhar. Apesar de ser um livro curto de 252 páginas, e do livro tratar de temas bem polêmicos, eu não consegui me empolgar muito com a leitura. No entanto, a princípio achei bem banal os motivos pelo qual a personagem cometeu suicídio. Mas enfim continuei a leitura pois quis ver o desfecho da trama e aqui estou!

Após um dia normal Clay Jensen encontra um pacote destinado a ele sem remetente ou qualquer indicio do que seria aquela misteriosa caixa. Ao abrir ele encontra sete fitas cassetes numeradas de cada lado de 1 ao 13.

Clay não hesitou e vai logo buscar um toca fitas em sua garagem e coloca a primeira fita para tocar, e então  ele logo descobre que a voz era de Hanna Baker sua antiga paixão. Mas isso não teria problema nenhum, se a moça não tivesse cometido suicídio há algumas semanas atrás. E ao começar a ouvir as fitas Clay descobre que seria um dos culpados pelo suicídio de Hanna

Fita 1: Lado A  Olá meninos e meninas. Quem fala aqui é Hanna Baker. Ao vivo e em estéreo... Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mas especificamente como ela chegou ao fim. E, se tiver escutando estas fitas você é um dos motivos...Não vou dizer qual fita tem haver com a sua participação na história. Mas, não precisa ter medo! Se você recebeu essa caixinha bonitinha seu nome vai aparecer... eu prometo. Afinal uma garota morta não mentiria!

Dessa forma vemos Clay descobrir os motivos que fizeram com que Hanna cometesse suicídio. Ela conta tudo que se passava com ela, suas desilusões, decepções, constrangimentos  e mágoas que causaram nela uma depressão tão forte a ponto de faze-la ficar obcecada com a morte.

O livro nos faz ter uma reflexão sobre certos assuntos. Não sabemos como e de que formas podemos afetar a vida de outras pessoas. Machucarmos alguém, pode não ser só da forma física, mas pode ser de forma emocional também. E isso, só cada um de nós pode saber.
Alguns motivos que levaram Hanna ao suicídio podem nos parecer fúteis, mas só ela sabia quanto cada um dos 13 motivos a afetaram. E vocês precisam ler e tirarem suas próprias conclusões.













E ainda tem uma novidade, o livro vai virar série. 
A Netflix vai produzir uma minissérie baseada no livro e Selena Gomes será a protagonista e a produtora. A principio o projeto seria de longa metragem, mas não deu certo.
Além disso rola na internet que a mãe de Selena, Mandy Teefey e a produtora Laiblin Kristel  teriam comprado os direitos de uma versão cinematografica.
Vamos ver o que vai rolar, não é mesmo?!


Espero que tenham gostado, e se você já leu deixe sua opinião!!

                                                                               Bjusss...

19 comentários

  1. Oiii Cássia, como vai?
    Menina eu morro de curiosidade em realizar a leitura dessa obra, em si parece ser bastante emocionante e sei que morreria chorando, mas super anotei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana tudo bem!
      Bem se vc gosta do tema lê sim. Muitas amigos leram e gostaram, não me prendeu muito, mas gosto pela tipo de elitura é relativo, né!
      Super bjim

      Excluir
  2. Oie, eu ainda não li esse livro mas ouço falar muito bem dele, mas confesso que não tenho uma grande curiosidade em conhecê-lo. que pena que ele não te envolveu quanto deveria, mas acho que o fato de muitos motivos serem fúteis também me incomodaria bastante, sem contar que achei diferente o modo como a moça já começa falar nas fitas, risos. Bom, quem sabe eu leia um dia para tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Já faz um bom tempo que esse livro está na minha wishlist mas ainda não consegui comprá-lo.
    Uma pena que não te envolveu tanto assim e fico com um pé atrás agora, afinal assim como você devido a muitos motivos serem fúteis acredito que me incomodaria muito.
    Mas creio também que é uma leitura emocionante e talvez ainda adquira e vejo se ela irá me envolver.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, se tiver oportunidade lê sim ás vezes o que não agrada muito uma pessoa agrada a outra. É sempre bom tirarmos nossas próprias conclusões.
      Bjão

      Excluir
  4. Eu chorei tanto, mas tanto com esse livro. Foi sofrível... Que história emocionante e triste. Eu fiquei muito angustiada com a leitura toda, e com muita pena do garoto que teve que escutar as fitas. Imagina a sensação de impotência?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dessa, e o pobre nem imaginava que tinha sido um dos culpaldos do suicídio da garota!
      Bjokas

      Excluir
  5. Olá. Apesar do que todos falaram (e ainda falam) sobre esse livro, sinceramente não consegui me emocionar, nem me envolver com o livro, como parece também ter acontecido com você. Achei que, através do personagem que encontrou as fitas, o leitor fica distante de hanna e, apesar de ela contar em uma das fitas o motivo do suicídio, não é explicação suficiente para entendermos bem. Em fim, para mim o livro não fluiu e desejo ter melhor sorte com a série.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Karla, vamos ficar na expectativa da série. Talvez nos surpreendamos!
      Bjinhos

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cássia, sua linda, tudo bem?
    Eu concordo com você, só a pessoa sabe o quanto uma palavra, uma atitude, ou uma omissão podem afetá-la. Cada um possui um limite diferente, tem pessoas mais sensíveis do que as outras e nunca podemos nos esquecer que algo que não tem valor para uns pode ter valor para outros. Eu entendo tudo isso, só não entendo porque tirar a própria vida. Eu não sei o que ele fez, mas deixar a fita para ele, não foi certo. Deixar a responsabilidade de sua morte nas costas dele, é injusto. Quem fez a escolha, quem comete o ato foi ela, a responsabilidade e as consequências são dela. Ele só pode responder pelo o que fez. Que pena que o livro não lhe agradou por completo. O tema é sério e muito importante. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Cila, esses temas de suicidios são bem complicados. Realmente deve ser muito difícil entender a cabeça de uma pessoa que quer tirar sua própria vida.
      Bjinhos

      Excluir
  8. Oi Cássia!
    Acho que esse é um dos livros que mais me deixa intrigada na vida.
    Penso que os motivos que levam a pessoa a cometer suicídio são sempre difíceis de entender, pois cada um passa por determinado problema de uma forma diferente.
    Só sei que na primeira oportunidade, preciso comprar esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati, leia sim. E depois vai ter série para a gente assistir! \O/
      Bjusss

      Excluir
  9. Não curto livros que tenham o tema do suicídio, se os motivos que levaram a isso parecerem banais então, aí é que devo passar longe da leitura, mesmo que você tenha toda razão em dizer que o que é fútil pra gente nem sempre é pro outro, que cada um reage de um jeito e muitas vezes não conhecemos todo o impacto de nossas ações. Amo essa capa, mas o livro nunca me atraiu, não pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, eu também não curto muito esse tema e como foi presente de uma amiga tive que ler. E muita gente leu e gostou, por isso resolvi dar uma chance para a série.
      Bjusss

      Excluir
  10. Oiee ^^
    Eu também não me empolguei tanto quanto achei que me empolgaria ao ler esse livro. Imaginava que seria O livro, A história, sabe? Acho que esperei demais dele. Mas, ainda assim, é muito bom, né? Eu gostei dos personagens e do desenvolvimento da história, só as expectativas que não foram alcançadas mesmo.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh, menina também fiquei com essa impressão que esperei demais do livro. Mas enfim, vou ver a série assim mesmo! :)
      Bjinhos

      Excluir